top of page

 

 

 

A) Descrição breve do processo de criação do portefólio:

Recorremos a uma plataforma online para criar o nosso site, o Wix. Depois de criarmos uma conta em grupo foi-nos pedido para que, pelos mais diversos tema oferecidos pela plataforma escolhêssemos um dentro do tema. Optámos por um design interativo. Foram os passos primários  para a elaboração do nosso portefólio.

B) Dificuldades e soluções encontradas:

Gerir o design do nosso portefólio, nesta fase inicial, foi um dos pontos mais complexos. No entanto, não há nada como uma exploração mais demorada e cuidada para fazer todas as alterações que pretendemos efetuar, desde alterar layouts, tipos de letra, imagens, adicionar ou remover itens.

   

C) Reflexão sobre o potencial destes ambientes para aprender:

No tempo atual, em que se assistem a rápidas mudanças técnicas e tecnológicas e, por conseguinte, profundas mudanças sociais, no qual, as tecnologias de informação comunicacional (TIC) predominam. A relação do indivíduo com o meio social e com o trabalho alterou-se radicalmente, relegando uma grande franja da população – principalmente os mais velhos – para o analfabetismo-tecnológico. Esta exclusão deve-se à dificuldade de alguns, de ler e interagir com o mundo no domínio do ciberespaço, no qual a informação e as relações entre pessoas e instituições são realizadas com um clique. Por esta ordem de ideias, a educação ao longo da vida assume um papel de relevo, porque só desta forma, as pessoas são capazes de acompanharem o seu tempo, de serem do seu tempo. Sabe-se qual é a importância do domínio das ferramentas tecnológicas para arranjar, ou por vezes, manter um emprego, devido ao facto, de vivermos hoje em mundos paralelos: o real e o virtual.

   Depois de uma reflexão-introdutória da relação do Homem com o seu tempo, na perspetiva técnica e tecnológica, é o momento de refletirmos sobre a Web 2.0, ou seja, ter a capacidade de trabalhar no interior da internet, construindo um site e atualizando-o. Experiência no qual nenhum de nós jamais participou.

   Os desafios são grandes, no entanto, permite-nos desenvolver várias áreas como: o design gráfico, arranjando soluções esteticamente interessantes que possam cativar quem o visite (site). Tentar criar soluções simples e eficientes, para que os utilizadores que interagirem com o site, naveguem facilmente e por fim, criar ligações que de alguma forma sejam úteis para os internautas.

   Outra vertente, porém, é que a elaboração deste processo cria per si um portefólio eletrónico que hoje, tem uma suma importância, porque serve como apresentação da pessoa ou das pessoas envolvidas na elaboração do mesmo, para se apresentarem a futuros empregadores.

Em síntese: “O portefólio digital como suporte de aprendizagem” contém duas vertentes fundamentais: serve como experiência criativa numa plataforma que nenhum de nós tinha jamais utilizado e serve como “cartão de apresentação” da capacidade dos elementos do grupo.

O portefólio digital como suporte à aprendizagem.

bottom of page